Carreira única é assunto principal do IV Encontro Nacional de Entidades Sindicais de Servidores Policiais Civis
Publicado em: 4 jul 2012 por Gabriela Chermon
O 4º Encontro Nacional de Entidades Sindicais da Polícia Civil, que aconteceu nos dias 28 e 29 de junho, teve como tema principal a implementação da carreira única na polícia do Brasil. O evento que foi realizado em Aracaju (SE), contou com a presença do Secretário de Regularização de Condomínios do DF e diretor da FEIPOL Centro-oeste e Norte, Wellington Luiz, do vice-presidente da FEIPOL/Sudeste Bandeira, e do presidente do Sinpol-DF, Ciro de Freitas.
Entre os temas que foram debatidos nos dois dias do evento, a liberdade sindical e suas formas de organização no Brasil. Bem como se organizam os servidores policiais civis brasileiros que utilizam o sistema confederativo, primeiro se organizam em sindicatos, estes se organizam em federação que por sua vez reúnem-se e formam a confederação.
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe, Antônio Moraes apresentou, durante o encontro, uma tese intitulada: “Carreira Policial Civil única, jurídica e de Estado”. O principal objetivo da apresentação, apontar a necessidade de mudança na estrutura funcional da Segurança Pública brasileira. E a partir da experiência profissional, incentivar o policial a crescer na carreira.
O presidente da Federação Interestadual dos Policiais Civis das Regiões Centro-Oeste e Norte, Divinato da Consolação, afirma que é preciso debater o assunto, carreira única, em outras ocasiões, uma vez que o tema ainda é novo para a polícia judiciária brasileira: “O primeiro passo estamos dando. Esperamos que no futuro o policial tenha apenas uma porta de entrada para ingresso na instituição e a partir daí com sua experiência e qualificação profissional possa galgar seu cargo máximo, ou seja tornar-se o diretor da instituição”, declara.
“O Encontro foi muito importante para os policiais de todo Brasil, foi apresentado uma maneira do policial alcançar o topo dos cargos na carreira policial. Os estados colocaram a atual situação de cada estado. Mas, primeiramente é preciso que se resolva nacionalmente a questão salarial, somente a partir daí poderemos colocar em prática o assunto carreira única”, afirmou o vice-presidente da FEIPOL/Sudeste e também presidente do SINPOL/RJ Fernando Bandeira.
Além das entidades já mencionadas, participaram também representantes dos estados de Rio Grande do Norte, Piauí, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Ao final do evento, ficou definido que o V Encontro Nacional de Entidades Sindicais de Servidores Policiais Civis e o VIII CONFEIPOL ( Conferência da Federação Interestadual das Regiões Centro-oeste e Norte) será nos dias 8, 9 e 10 de agosto, na cidade de Cuiabá/MT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário